Araxá Lugar Onde Primeiro Se Avista O Sol

Araxá Lugar Onde Primeiro Se Avista O Sol

Araxá Tem Jeito Jesus Cristo

Araxá Tem Jeito Jesus Cristo
Campanha Mundial da Fraternidade 2012 Araxá Has A Way Jesus Christ

Jesus Cristo Rei do Universo Infinito

Araxá 152 Anos de Emancipação Político-Administrativa do Município

Araxá 152 Anos de Emancipação Político-Administrativa do Município

Araxá 152 Anos de História Vídeo dos 152 Anos de Araxá

CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração de Araxá


A história da CBMM está intimamente ligada ao desenvolvimento do processamento e aplicações do nióbio. Quando a Companhia foi fundada nos anos 50, não havia nem mercado e nem o know-how para produzir o nióbio. A CBMM desenvolveu os usos do nióbio e criou um mercado para o mesmo, através de um programa de desenvolvimento da tecnologia do nióbio e a promoção de sua eficácia, demonstrando as vantagens que fazem do nióbio um elemento insuperável em suas principais aplicações. Mais recentemente, a CBMM tem investido em processos avançados de manufatura e de gestão, resultando em melhora no desempenho e expansão da capacidade de produção. O sucesso da Companhia é consequência de décadas de investimento e de planejamento estratégico de longo prazo.

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) é o mais importante fornecedor mundial de nióbio e da tecnologia do nióbio e inteiramente integrada, desde a mina até produtos finais atendendo às necessidades do consumidor final. A CBMM fornece apoio técnico especializado a cada cliente nos mais sofisticados segmentos da siderurgia e tecnologia em todo o mundo. A CBMM se esforça para ir além de suas expectativas, onde quer que estejam esses clientes. A Companhia tem sua matriz em Araxá, Minas Gerais, uma subsidiária de tecnologia na Suíça, outras três subsidiárias comerciais na Europa, Ásia e América do Norte, bem como uma extensa rede mundial de armazéns estrategicamente localizados. A CBMM trabalha com diligência no desenvolvimento de aplicações em que o nióbio se destaca, por seus méritos próprios, como a melhor e mais eficiente solução em termos tecnológicos, agregando valor ao responder aos principais desafios da atualidade. A Companhia promove a utilização do nióbio em aplicações nas quais, por suas propriedades, ele se impõe como a opção definitiva, por garantir maior eficiência, segurança e desempenho. A aplicação mais importante do nióbio é como elemento de liga visando aumentar a resistência do aço, sem comprometer suas características de maleabilidade. Esse aço é utilizado principalmente na indústria automotiva e na construção de oleodutos, gasodutos e de grandes estruturas. Além de tornar o aço mais resistente e tenaz, o nióbio, em pequenas quantidades, aumenta a soldabilidade e a capacidade de conformação mecânica do aço. Aço inoxidável contendo nióbio é utilizado em sistemas de escapamento de veículos, entre outras aplicações. Entre as aplicações não siderúrgicas do nióbio estão turbinas de aviões, turbinas terrestres de geração de eletricidade, lentes ópticas, equipamentos de geração de imagens de uso médico e catalisadores químicos


A CBMM desenvolveu, em parceria com a Rossetti, caçambas altamente resistentes e mais leves que utilizam o aço microligado ao nióbio. Na sede da CBMM em Araxá, caminhões que transportam minério estão usando essas caçambas e os resultados são o aumento na capacidade de carregamento e a redução no custo do transporte. Em pouco mais de dois meses, o retorno sobre o investimento já foi garantido e continua se multiplicando.

Nenhum comentário: